domingo, 2 de março de 2008

FEMINI-NU: Virginia Woolf (Profissão para Mulheres)-1

... Virginia Woolf entrou no rio com os bolsos do vestido cheios de pedra. Afogou-se. Era psicótica.

Fragmentos do discurso que leu na National Society for women`s Service em 21 de Janeiro de 1931, para uma platéia de mulheres trabalhadoras.

"Minha profissão é literatura, e nessa profissão há menos experiências de mulheres do que em qualquer outra, com excessão da arte dramática - menos, quero dizer, que são peculiares. Porque a estrada foi aberta muitos anos atrás - por Fanny Burney, Aphra Behn,Harriet Martineau, Jane Austen, George Eliot - e muitas mulheres famosas, e muitas mais desconhecidas e esquecidas, que vieram antes de mim, tornando a trilha suave, e orientando meus passos. Portando, quando vim a escrever, havia poucos obstáculos concretos em meu caminho. Escrever era uma ocupação respeitável e inofensiva. A paz familiar não foi quebrada pelo arranhão da caneta."

"Mas para contar a vocês minha história - e é uma história simples - vocês têm apenas que imaginar a figura de uma garota em um quarto com uma caneta em sua mão. Ela só tinha que mover da esquerda para direita - das dez às uma... Mas para mostrar a vocês o quão pouco mereço ser chamada de profissional, o quão pouco conheço das lutas e dificuldades de tais vidas, tenho que admitir que em vez de empregar aquela soma(cheque do primeiro artigo publicado) em pão e manteiga, aluguel, sapatos e meias, ou contas do açougue, eu saí e comprei um gato - gato bonito, um gato persa, que logo me envolveu em desagradáveis discussões com meus vizinhos."






2 comentários:

dondemarco disse...

Maravilhoso texto. como sempre vc arrasa. só não sei se isso é ficção ou narrativa de fatos passados. Bem que poderia me responder.

Raí

LOUCA PELA VIDA disse...

Caríssimo, o doida me diverte. Tenho uma idéia... então preciso recheá-la, misturo ficção com realidade, realismo fantástico dos autores latinos com o absurdo de Kafka,... vou misturando. Mas realmente faço algumas homenagens a pessoas belíssimas da minha vida passada e presente. Perdão se magoei, ou obrigada por gostar.No final o doida é só ficção. Beijo, obrigada pelo comentário.

RÊ BORDOSA

RÊ BORDOSA
TUDO DE DOIDA!

Quem sou eu

Minha foto
Teresina, Nordeste...Piaui, Brazil